top of page
Buscar
  • Foto do escritorbookplace.

Como publicar seu livro cristão, afinal?

Nossa equipe apresenta algumas possibilidades para você tirar o seu livro do papel, ou bem, colocar ele no papel. ♥


Como publicar seu livro cristão.

Uma das maiores e mais recorrentes perguntas que todo o autor se depara, e pra dizer, todo editor também é: "posso publicar meu livro cristão, é possível?" Bem, e a resposta é sim: com certeza! Se você não tem pressa, por exemplo, pode começar enviando seu livro para grandes editoras e agentes literários, que fazem uma análise do seu original para a publicação tradicional.

Acreditamos, porém, que todos gostariam de ter esse tempo e fazer essa espera, pois ela pode ser imensamente recompensadora, mas também existem outras possibilidades, como se inscrever em prêmios ou concursos literários, por exemplo. Muitos deles possuem uma alta premiação em dinheiro e, ainda de quebra, você leva (ganha) a publicação do seu livro. O Prêmio Literário Cidade de Belo Horizonte, do governo de Minas Gerais, o Prêmio Paraná de Literatura, o Kindle de Literatura, da Amazon, o São Paulo de Literatura, o Off Flip da FLIP, de Paraty/RJ?, o SESC, entre tantos outros, que praticamente todos os anos recebem originais para participarem da premiação. Imagina começar a carreira como um autor premiado? Uma boa, né?

Entretanto, se você não quer esperar por anos e talvez nem obter resposta, assim como a gente, e não vê a hora dos seus livros ganharem vida, existem diversas possibilidades, e todas positivas, sabe?

Um prêmio não garante milhares de vendas, assim como uma publicação independente ou em parceria pode render diversas, na literatura, não existe padrão para o sucesso.

Procure uma editora para publicação em parceria, no Brasil. Um bom exemplo dela é a bookplace., é claro 😍. Você pode montar uma boa estratégia de pré-venda e angariar os custos para a publicação. Existe ainda a “vaquinha” virtual, em que, em uma plataforma de financiamento coletivo, você pode apresentar o seu projeto e angariar recursos, mas atente-se para nesta modalidade ser justo e oferecer uma boa troca para quem está investindo em você.

Em último caso, ou em primeiro caso, você pode definir uma publicação de e-book para fazer um teste, ou mesmo manter uma publicação. Muitos autores e autoras no Brasil estão vivendo disso. SÉRIO, SÃO MUITOS! É um nicho que se popularizou, e se você parar para pensar, é bem rentável, pois pode atingir uma grande marca de leitura em plataformas como da Amazon, por exemplo, que é especializada nesse formato ou no Google Play e Kobo. Os livros digitais fizeram grande sucesso durante o isolamento social de 2020, por exemplo, crescendo em torno de 80% no primeiro mês do outono daquele ano. Ele cresce e seguirá crescendo, mas não competindo com o livro físico. Ah, e não podemos esquecer da queridinha do momento: a Impressão Sob Demanda (POD), que além de sustentável, livra você do perigo de ficar com um grande estoque acumulado, onde gráficas parceiras fazem a impressão da sua obra, já editada e pronta, sempre que um novo leitor faz um pedido no site. As mais conhecidas são a Livro.VC e o Clube de Autores.

Pois bem, existe tanto mercado quanto bom mercado para todos esses formatos. Vale a aposta!


Recapitulando:

  • Edição Tradicional: Prazo para análise, de 06 meses até 3 anos, custo zero (como se gastar horas escrevendo não houvesse custo, né?).

  • Edição em parceria: Prazo para análise, menos de um mês, investimento em unidades impressas do livro.

  • Edição independente: o autor arca com todos os custos da edição, impressão e comercialização.

  • Edição digital: Ao incluir em alguma plataforma, ganha-se royalties sobre as vendas.

Descubra qual a melhor forma para você.


Esperamos que tenham gostado! Um abraço da equipe Bookplace.

E se você não quer perder tempo, publique o seu livro cristão com a gente:






39 visualizações1 comentário
bottom of page